sexta-feira, 11 de novembro de 2011

COMO DEVEMOS CANTAR HARE KRSNA?


Dois nama-tattva-kathas de
Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja
[1]
(baseado em sloka composto por Srila Bhaktivinoda Thakura)

Procure deixar de lado os seus anarthas (coisas indesejáveis, desfavoráveis a bhakti).
Se você quer cantar Hare Krsna perfeitamente, procure seguir certas regras. Cuide para que sua mente esteja unidirecionada. Procure controlá-la, impedindo que ela vá de um lado para outro. Medite no significado do mantra com a mente unidirecionada e com tolerância. Não se irrite, não cante com pressa, seja unidirecionado e procure controlar sua mente. Mas como?

Procure pensar no significado do Nama. Hari – este nome de Krsna significa que Ele tira todos os nossos pecados, anarthas, e atrai nossa mente. Sri Radha rouba a mente de Krsna com Seu doce humor de serviço e Suas doces palavras. Procure pensar neste significado.

Quem é a Deidade adorável do mantra? Radha e Krsna. Primeiro, Radha e Krsna. Procure lembrar-se de krsna-lila, caso contrário, sua mente divaga de um lado para outro e faz brotarem coisas inúteis em sua consciência.

Esteja sempre na companhia de devotos de alta classe. Shaucam – é preciso ter pureza. Para isso, tome banho, mantenha o corpo limpo. Mas o que fazer para purificar o coração? Os seis inimigos (luxúria, raiva, cobiça, inveja, loucura e ilusão) não devem estar no coração. Não tenha inveja dos outros nem os critique. Controle sua mente, evitando desejos mundanos de prazer dos sentidos.

Não fale com ninguém enquanto canta japa. Lembre-se de Radha e Krsna, de krsna-lila, com a mente unidirecionada. Não cante às pressas nem coma palavras. Ocupe sua mente em meditar. Não converse com ninguém, a não ser algo essencial. Cante, apenas cante, não converse sobre tolices.

Avyagrata – não tenha pressa. Não deixe sua mente oscilar. Cante com tolerância. Às vezes, você acabará chorando por se considerar perverso, disparatado, mas não perca a esperança, não desanime achando “isso não dá para mim”. “Pode até demorar, mas hei de alcançar krsna-prema! Utsahah niscayah dhairyat... Com certeza, hei de alcançar krsna-prema!”

Lembre-se do significado do nome de Krsna. Hare Krsna – Radha e Krsna estão juntos. Hare Hare – Radha e Krsna estão separados.

Mas alguma vez Radha fica separada de Krsna no Radha-kunda?   Radha-kunda é o lugar do eterno encontro entre Radha e Krsna e, além disso, Krsna não sai jamais de Vrndavana. Quando Eles estão juntos, sentem que estão separados – logo, o sentimento de saudade também está presente no Radha-kunda. Sentada no colo de Krsna, Radha diz: “Cadê Krsna?”

Ao cantar Nama, Hare Krsna quer dizer que Radha e Krsna estão juntos e Hare Hare, que Eles estão separados um do outro. Srila Bhaktivinoda Thakura dá todos os significados de Nama. Mantradi devata mere raksaka – a Deidade que preside sobre o maha-mantra é minha protetora. Ela sempre haverá de me salvar. Portanto, seja ousado, destemido, sempre. Se aparecer uma serpente na sua frente, pense: “Nama vai me salvar. Nama Radha-Krsna está sempre comigo – para agradar Nama, hei de cantar o gopala-mantra dez vezes. Hei de me refugiar em meu ista-deva, julgando-me muito caído – por isso, devo me refugiar em Krsna e Seu Nama”.

Qualquer pessoa que cantar japa deste modo em breve será perfeita. Procure cantar Nama (maha-mantra Hare Krsna) e Mantra (diksa-mantras) seguindo estas instruções.

[2]
Sripad Nemi Maharaja: Em sua primeira visita ao Ocidente, o senhor disse que, enquanto cantam japa, os devotos podem dividir sua meditação em quatro fases: na primeira, devem lembrar-se de Vraja Mandala Parikrama (peregrinação aos lugares sagrados de Vrndavana onde Krsna realizou Seus passatempos transcendentais)...

 Srila Gurudeva: Esta foi uma instrução para as pessoas em geral. Aqueles que recém começaram a cantar podem se lembrar de Vraja Mandala Parikrama. Mentalmente, podem fazer parikrama de Govardhana e Vrndavana e podem oferecer flores a todas as Deidades ali presentes. Os devotos mais avançados meditarão nos passatempos de Krsna correspondentes a Seus diversos nomes.

tan-nama-rupa-caritadi-sukirtananu-
smrtyoh kramena rasana-manasi niyojya
tisthan vrajetad-anuragi jananugami
kalam nayed akhilam ity upadesa-saram
Upadesamrta - Néctar da Instrução (Verso 8)

[Devemos utilizar todo o nosso tempo – vinte e quatro horas por dia – a dedicadamente cantar e lembrar-nos do nome divino, forma transcendental, qualidades e passatempos eternos do Senhor, para aos poucos mantermos nossa língua e nossa mente ocupadas. Desta maneira, devemos morar em Vraja e servir a Krsna sob a orientação dos devotos. Devemos seguir os passos dos amados devotos do Senhor, os quais têm apego profundo a servi-lO com devoção. Eis aí a essência de todos os conselhos.]

Cantando o nome de Krsna, o nome de Damodara, de Govinda ou de Gopinatha, tais devotos lembram-se dos doces passatempos daquela Deidade em particular. Ao cantarmos o nome de Govinda, de que doces passatempos devemos nos lembrar? De Sua dança da rasa com as gopis. Que significa Gopinatha? ‘Aquele que Se submete ao controle das gopis’. A característica especial da dança da rasa é aquela pela qual Krsna, deixando-Se controlar pelas gopis, implora para que as mesmas Lhe dêem o seu amor. Krsna diz às gopis: “Não tenho como retribuir vocês pelo seu amor”. Este é o significado de Gopinatha.

O Srimad-Bhagavatam (10.32.22) afirma:

na paraye ’ham niravadya-samyujam 
                      sva-sadhu-krtyam vibudhayusapi vah     
     ya ma bhajan durjara-geha-srnkhalah        
             smvrscya tad vah pratiyatu sadhuna

[“Não tenho como retribuir Minha dívida para com seu serviço imaculado, mesmo que tenha para isso toda a vida de Brahma. O seu vínculo comigo está além de qualquer reprovação. Vocês têm Me adorado, rompendo com todos os laços domésticos tão difíceis de abandonar. Portanto, por favor, sintam-se recompensadas com seus próprios feitos gloriosos”.]

         Como Madana-mohana, Sri Krsna é belíssimo. Ele é filho de Yasoda e Nanda Baba, e também o Cupido dos cupidos. Podemos nos lembrar dEle chorando enquanto Mãe Yasoda tenta atá-lO. Este é Madana-mohana.

         Os devotos mais avançados podem se lembrar da asta-kaliya-lila de Sri Krsna (Seus passatempos ao longo de cada período de vinte e quatro horas), e os devotos mais elevados ainda podem se lembrar de algo mais. Não existe uma só instrução ou uma só meditação aplicável a todos. A lembrança dos devotos molda-se segundo sua gradação e qualificação em bhakti.

Savitri dasi: (apresentando um jovem a Srila Gurudeva) Guru Maharaja, este rapaz é da Bélgica. Eu o conheci na lavanderia ontem e conversei com ele. Ele está praticando meditação e yoga e entendeu um pouco da filosofia que compartilhei com ele.

Srila Gurudeva: (dirigindo-se ao jovem) Você pode meditar no meu pai?
Jovem: Não entendo o que o senhor quer dizer.

Sripad Madhava Maharaja: Gurudeva lhe pergunta se você pode meditar no pai dele.

Srila Gurudeva: Você o conhece?
Jovem: Não.

Srila Gurudeva:  Como, então, pode meditar no Senhor Supremo? Alguma vez O viu?
Jovem: Não.

Srila Gurudeva: Nesta era de Kali (a era das desavenças e da hipocrisia), a prática de meditação começa com o cantar dos nomes do Senhor Supremo. Em seguida, Sri Krsna permitirá que você O veja, e só depois disso é que você conseguirá meditar nEle. Em Kali-yuga, não há a menor possibilidade de meditação nas fases iniciais do desenvolvimento espiritual. A meditação só começa numa fase posterior.

         Você conhece um menino escurinho que toca Sua flauta na companhia de Suas vacas e amigos em Vrndavana?

Jovem: Não.

Srila Gurudeva: (voltando-se para Savitri dasi) Por favor, explique-lhe todas essas verdades. Ensine-o a meditar e a cantar e lembrar-se de Krsna. Se não cantar, você não conseguirá ser feliz em nenhum momento de sua vida. Sabe quem o criou? Sabe quem lhe deu inteligência?

Jovem:  A natureza.

Srila Gurudeva: Não, a natureza não. Por que a natureza material não deu aos animais a mesma inteligência que deu a você?


         A inteligência vem do Senhor Supremo, que é muito misericordioso. Primeiro, você pode cantar o nome dEle; depois, pode meditar e, aos poucos, vai amadurecendo em sua vida espiritual.

Gaura premanande Hari Haribol!

[Referências
 “Ó sábio erudito, nesta era de Kali, a vida humana é bem curta. Além disso, todos são briguentos, preguiçosos, desorientados, azarentos e, acima de tudo, vivem perturbados”. (Srimad-Bhagavatam 1.1.11)

Meu querido rei, apesar de ser um oceano de defeitos, esta era de Kali tem, mesmo assim, uma única boa qualidade: pelo simples processo de cantar o maha-mantra Hare Krsna, o praticante pode livrar-se do cativeiro material e ser promovido ao reino transcendental”. (Srimad-Bhagavatam 12.3.51)

Qualquer resultado que se atingia em Satya-yuga pela meditação em Visnu, em Treta-yuga pela prática de sacrifícios e em Dvapara-yuga pelo serviço aos pés de lótus do Senhor, pode-se obter em Kali-yuga pelo simples processo de cantar o maha-mantra Hare Krsna”. (Srimad-Bhagavatam 12.3.52)]





Nenhum comentário:

Postar um comentário