sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sri Vyasapuja de Sri Yuga-Acharya Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaj, nosso gurudeva.

Em homenagem a nosso amado Srila Gurudeva,Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, o destemido pregador da Bhakti-Yoga-Pura, que completará neste 
próximo dia 23 de Janeiro 2012 
seu 91º Sri Vyasa-puja, agora junto das sakis e gopis servindo o 
casal divino Sri Radha-Krsna em Goloka-Vrndavana. 
O Verdadeiro Significado de Sri Vyasa-puja
por Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

Falado na noite de Sri Guru-purnima
e no dia do desaparecimento de Srila Sanatana Gosvami
na Sri Kesavaji Gaudiya Matha, Mathura, 16 julho 2008
Traduzido para o Inglês e Português pela primeira vez
Srila Vyasadeva, que é a encarnação do Senhor Narayana, nasceu no dia lua cheia do mês de Asadha. Na Índia, todos adoram seus mestres espirituais neste dia, o qual é celebrado com grande honra reverência e como Sri Vyasa-Puja, ou Sri Guru-puja. É essencial, no entanto, que nós entendamos o significado de Sri Vyasa-Puja. Meramente colocar uma guirlanda no pescoço de Sri Guru ou oferecer aos seus pés de lótus algumas flores e frutas, algum dinheiro, doces ou roupas não significa que foi feita uma adoração verdadeira ao guru. O Vyasa-Puja verdadeiro é entregar a si mesmo completamente aos pés de lótus de Srila Gurudeva e realizar seus desejos.



Isso significa que nós devemos oferecer nossa própia independência aos pés de Sri Guru com um sentimento de rendição: Ó Srila Gurudeva , Eu estou oferecendo tudo que me pertence aos seus pés de lótus. Sri Caitanya Mahaprabhu disse no momento de Sua iniciação por Sri Isvarapuri-pada:

ei ami deha samarpilama tomare
krsnapadapadmera amrtarasa pana
amare karao tumi ñ ei cahi dana

Sri Caitanya-bhagavata (Adi-khanda 17.54ñ55)


Ó Gurudeva, Eu entreguei Meu corpo, e tudo que era meu aos seus pés de lótus. Eu seguirei todas as suas instruções. Meu único desejo é receber suas benções misericordiosas com as quais você me faz bondosamente beber o néctar dos pés de lótus de Krsna.


Se uma pessoa pode se render dessa maneira, não importa se ela adora ou não seu gurudeva com flores e etc., pois esta adoração é apenas simbólica e serve para instruir as pessoas comuns. Verdadeiro guru-puja não pode ser feito até que o sentimento de rendição abnegada aos pés de lótus de Sri Guru apareça no coração de alguém. Srila Sanatana Gosvami abdicou de não apenas sua casa mas também de seu posto como primeiro-ministro, suas numerosas opulências, seus servos e tudo mais, especificamente ele pode assim satisfazer o desejo de Sri Caitanya Mahaprabhu. Ele aproximou-se de Sriman Mahaprabhu sem nada, e sentindo, agora eu sou Seu, Ele se rendeu completamente a ele. Exclusivamente isso que é verdadeiro Vyasa-Puja.


Qual é verdadeiramente a meta mais desejada desse mundo? É o serviço aos pés de lótus do casal Divino, Sri Sri Radha-Krishna. Servir os seus pés de lótus é indubitavelmente nosso único propósito na vida. Embora seja muito raro obter isso, se alguém obtém o abrigo dos pés de lótus de um guru genuíno, essa meta quase inatingível de todo, pode ser alcançada. Em outras palavras, se nós nos rendermos aos pés de lótus de um guru fidedigno e praticarmos servindo o casal divino de acordo com seus ensinamentos, suas instruções e etc., nós podemos alcançar o transcendental serviço amoroso de Sri Sri Radha-Krsna muito em breve.


Embora Sri Krsna, Ele próprio seja a origem de bhakti, Sri Guru é Sua encarnação, ou manifestação. Portanto, a menos que uma pessoa sirva desinteressadamente e sinceramente ao Guru ela não irá obter bhakti mesmo se ela fizer milhões de esforços e mesmo se o próprio Bhagavan outorgar misericórdia a ela. Deve ser entendido que Sri Guru é não diferente de Bhagavan:

yasya deve para bhaktir yatha deve tatha gurau
tasyaite kathita hy arthah prakasante mahatmanah

Svetasvatara Upanisad (6.23)


O verdadeiro significado das escrituras é revelado nos corações daquelas grandes almas que têm igualmente fé firme (bhakti) no guru e no Senhor Supremo.


População de Bharatvarsa (Índia) está em dívida com Srila Vyasa deva. Srila Vyasadeva primeiro dividiu os Vedas, e em seguida compilou a essência do Vyasa Sutra. Depois que ele manifestou os Puranas e o Mahabharata, ainda assim seu coração permanecia insatisfeito. Depois, in Sri Bhagavat Purana (Srimad-Bhagavatam), pela misericórdia de Sri Narada Muni, ele descreveu os passatempos de Sri Krsna e os narrou a Sri Sukadeva Gosvami. A adoração de Srila Sukadeva Gosvami a Srila Vyasadeva, seu pai e mestre espiritual, foi o primeiro Vyasa-puja. Dessa maneira, a tradição do Vyasa-Puja começou. Portanto, Vyasa-Puja, ou guru-puja, tem sido comemorado desde a antiguidade. Adoração ao Guru deve ser feita mesmo antes da adoração ou puja a Sri Krsna.


Nossa grande fortuna é que nós viemos nesta mesma sucessão, ou parampara, de gurus fidedigno, que inclui o própio Sri Caitanya Mahaprabhu, Sri Svarupa Damodara, Sri Ramananda Raya, Srila Rupa Gosvami, Srila Sanatana Gosvami, Srila Krsnadasa Kaviraja Gosvami, Srila Narottama Thakura, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, Srila Jagannatha Dasa Babaji Maharaja, Srila Bhaktivinoda Thakura, Srila Prabhupada e meu gurudeva (Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja) e seus irmãos espirituais. Somente nessa sucessão de gurus fidedignos existe a concepção de serviço a Sri Sri Radha Krsna, especialmente como uma serva de Srimati Radhika, como a meta mais elevada

O filho de Saci-devi, Gaurahari Sri Caitanya Mahaprabhu, que não é outro além de Krsna mas com o sentimento e a cor de Sri Radha, apareceu neste mundo para outorgar este mais auspicioso presente. Sriman Mahaprabhu não pregou estes ensinamentos, ele próprio, mas ele inspirou o coração de Srila Rupa Gosvami com eles e os manifestou nesse mundo através dele. O presente de Sri Caitanya Mahaprabhu, o serviço ao casal divino, Sri Sri Radha-Krsna, seguindo o sentimentos de Srila Rupa Gosvami é o que ele unicamente veio nos dar. Ainda que sejamos tão afortunados de estar neste parampara, para que consigamos absorver verdadeiramente os conceitos de Srila Rupa Gosvami nos requer esforço sincero e honesto.


Muitas pessoas que se apresentam para praticar bhajana e sadhana e levar uma vida de serviço devocional, caem presas vítimas da potência ilusória do Senhor e ficam apegadas a Maya na forma de uma mulher. Dessa maneira eles cavam sua própia miséria em suas vidas. Nós devemos ficar sempre alertas a isso. A Gaudiya Matha não é uma instituição com a intenção de criar oportunidades para isso. Qual é o objetivo da Gaudiya Matha? É seguir sinceramente e puramente os ensinamentos de Srila Rupa Gosvami. A própia existência da Gaudiya Matha é baseada num único objetivo: seguir as instruções de Sriman Mahaprabhu e Sri Rupa Gosvami tornando-se conhecedor de seus ensinamentos e praticando bhajana desta maneira.


Na verdade, a pessoa que vive assim, ficando sob o abrigo de um guru genuíno é que está oferecendo Vyasa–Puja. Essa conduta por si própia já significa digna adoração a Srila Rupa Gosvami e a nossa inteira sucessão discipular, parampara. Se alguém desejar praticar sadhana-bhajana seguindo essas regras e regulações então ele pode ficar na matha, mas não tem lugar na matha para aqueles que querem cultivar tendências mundanas (asat).


Vocês todos devem claramente entender que a matha não é um lugar para arranjar nem celebrar casamentos. Se alguém quer praticar bhajana em sua forma mais pura, então essa pessoa deve residir na matha e servir Sri Guru e os Vaisnavas, mesmo que ele receba um castigo severo deles. A maldição de Sri Narada e Nalakuvara e Manigriva provou ser extremamente benéfica para eles. Do mesmo modo, o castigo de Sri Guru e dos Vaisnavas também é altamente auspicioso. Se uma pessoa tolera seus castigos e continua a residir na matha, então somente ela pode verdadeiramente entender sua misericórdia.


Esse Asadhi-purnima também celebra o dia do desaparecimento de Srila Sanatana Gosvami. Para nós, Srila Sanatana Gosvami é como uma encarnação de Sri Vyasadeva porque ele escreveu um comentário sobre o Srimad-Bhagavatam e manifestou a grande escritura que é como uma pedra preciosa, Sri Brhad-bhagavatamrta. Sri Brhad-bhagavatamrta sozinho é a principal base de todas as escrituras escritas por Srila Rupa Gosvami, Srila Raghunatha Dasa Gosvami e assim por diante. Em outras palavras, todos os outros livros dos nossos Gosvamis manifestaram-se unicamente deste livro.


É por isso que Srila Sanatana Gosvami é o guru de Srila Rupa Gosvami. Por outro lado, Srila Sanatana Gosvami aceitou Srila Rupa Gosvami como seu guru. Estas são as conclusões de guru-tattva. Se alguém se sente orgulhoso, pensando eu me tornei guru, então ele não é um guru de forma alguma. Um guru nunca faz discípulos, na verdade, ele transforma outros em guru*. Aquele que é um guru de verdade nem mesmo tenta se tornar um guru.

*A palavra guru em Sânscrito (mestre espritual) literalmente significa pesado.


bharata-bhumite haila manusya-janma yara
janma sarthaka karií kara para-upakara

Sri Caitanya-caritamrta (Adi-lila 9.41)


Aquele que nasceu como ser humano na terra sagrada da India (Bharata-varsa) deve tornar sua vida bem sucedida e trabalhar para o benefício de todas as outras pessoas. Em outras palavras ele própio deve praticar sadhana de suddha-bhakti aceitando o abrigo dos pés de lótus de Sri Guru e inspirando os outros a fazer o mesmo. Esta é a forma mais elevada de caridade.


Todos os sadhakas, ou praticantes de bhakti, na linha de Sri Caitanya Mahaprabhu devem primeiramente aprender os ensinamentos de Srila Rupa Gosvami e os princípios do guru-parampara, e então eles devem pregar aos outros. É necessário tanto praticar quanto pregar. E para alcançar isto tudo, os sannyassis e bramacaris devem se esforçar mil vezes mais do que um chefe de família precisa se esforçar para manter o seu lar. Durante o dia, em nenhum momento ele deve se esforçar por qualquer outra coisa, atividade ou assunto. Ele deve se ocupar o todo tempo engajando sua mente no serviço a Krsna.


É necessário que se compreenda a verdadeira e especial contribuição de Sri Rupa Gosvami para nossa sampradaya e porque Sri Caitanya Mahaprabhu apareceu neste mundo. Em essência foi para nos dar o mais elevado objetivo da vida: se tornar uma partícula de poeira aos pés de lótus de Srila Rupa Gosvami, se tornar uma serva de Srimati Radhika sob a guia de Srila Rupa Manjari. Essa é a única aspiração de todo o nosso guruvarga anterior.


Que vocês todos sejam abençoados com este conhecimento em seu coração e que sua vida então se torne bem-sucedida. Todos aqueles que deixaram suas casas para praticar serviço devocional, ou aqueles que estão oferecendo em casa devem oferecer Vyasa-puja depois de compreender esses ensinamentos e princípios. Dessa maneira a pessoa deve tentar satisfazer Srila Rupa Gosvami e Srila Gurudeva, e sob sua guia tentar satisfazer Krsna ou Sri Caitanya Mahapraphu, que é o Vyasa original. Exclusivamente este, é o verdadeiro significado de Vyasa-puja.

Gaura premanande!

Publicado pela equipe de The Rays of The Harmonist

Traduzido para o português por Rama Devi dasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário